A sua empresa precisa se adaptar às novas exigências do consumidor adotando as operações de atendimento e acompanhar essa evolução caso não queiram ser ultrapassadas pela concorrência.
Boas práticas de atendimento via WhatsApp e rede social:
- Atenda as solicitações em ambientes privados;
 - Identifique a linguagem adequada para cada tipo de rede social;
 - Cuidado com exageros;
 - Oriente os atendentes a não usarem contas pessoais;
 - Pratique uma boa escrita;
 - Capacite os profissionais;
 - Atente-se aos horários;
 - Planeje-se para a possibilidade de gerir crises;
 - Nunca deixe de responder;
 - Não apague comentários;
 - Rapidez é essencial!;
 - Prepare-se para lidar com críticas e reclamações;
 - Não se esqueça da omnicanalidade;
 - Utilize chatbots (com moderação!);
 - Solicite feedbacks;
 - Documente as boas práticas;
 - Monitore os resultados.
 
Os canais digitais devem ser incluídos na estratégia, processos e equipes de Serviço ao Cliente. Alguns dados podem facilmente justificar a importância do atendimento por WhatsApp e redes sociais.
- Segundo a McKinsey, 13 novos usuários se inscrevem em sua primeira conta de mídia social a cada segundo.
 - Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que o principal meio de acesso à internet por parte dos idosos é o smartphone.
 
72% ULTILIZAM REDES SOCIAIS 92% ULTILIZAM O WHATSAPP
- O Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.
 
92% DAS PESSOAS ACESSAM A REDE PELO MENOS UMA VEZ POR DIA
55% DELAS FAZEM USO DO CANAL PARA ENTRAR EM CONTATO COM MARCAS
- De acordo com apurações de um relatório da Hootsuite:
 
64% DAS PESSOAS AFIRMAM PREFERIR A
TROCA DE MENSAGENS EM REDES SOCIAIS
EM VEZ DE LIGAREM PARA UMA EMPRESA
- Enquanto isso, a Gartner estima que
 
60% DE TODAS AS SOLICITAÇÕES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE
SERÃO GERENCIADOR A PARTIR DE CANAIS DIGITAIS ATÉ O FIM DO ANO
O seu negócio está preparado para essas mudanças? Prepare sua equipe para não ficar para atrás.