A Meta divulgou que a Índia é o primeiro país a receber um chatbot de compras de passagens, mas no Brasil já existe desde 2020.
O WhatsApp anunciou recentemente que seus usuários podem adquirir recarga de passes de viagens e passagens de trem através do seu aplicativo de mensagens. A Índia é o primeiro país a receber essa atualização com seus mais de 400 milhões de usuários da plataforma segundo o próprio WhatsApp, a primeira cidade a receber essa novidade foi Bangalore. A Meta declarou que o serviço de compra de bilhetes desse tipo por QR Code no App é inédito e fará uso de chatbot. Essa atualização só foi possível graças à parceria entre o WhatsApp e a corporação das linhas de metrô de Bangalore (BMRCL). As passagens já podem ser compradas desde 31 de outubro deste ano, os usuários precisam apenas conversar com o chatbot no próprio aplicativo para comprar as passagens.
Falando assim parece simples, né? mas não tem complicação mesmo. Essa ferramenta está disponível em inglês e na canaresa, a principal língua da cidade de Bangalore. O usuário precisa mandar um “Hi” para o número do chatbot, em seguida, aparece uma mensagem automática com as opções como informações, bilhetes pelo código e recargas de passes, verificação de horários, preços e outros.
Durante a conversação com o chatbot, o usuário deve escolher a opção que lhe interessa e em seguida realizar o pagamento por UPI (interface de pagamentos unificada). No final o QR Code é gerado para ser escaneado.
O diretor executivo do BMRCL, A.S. Shankar disse “é um momento de muito orgulho ser a primeira linha de trânsito mundialmente a lançar o serviço de passagens por QR Code no WhatsApp” e o líder do WhatsApp na Índia, Abhijit Bose revelou “Este é mais um grande exemplo de como as organizações de todos os setores, desde o maior serviço de transporte até o menor negócio de varejo, podem transformar a experiência de seus clientes usando o aplicativo”.
Vale ressaltar que apesar da Meta afirmar que a Índia é o primeiro país a oferecer esse serviço, no Brasil essa opção já existe desde 2020. A TOP é uma plataforma que permite que os brasileiros, residentes em São Paulo, comprem os bilhetes digitais através do mensageiro. Basta apenas enviar uma mensagem para o número (11) 3888-2200 e solicitar o atendimento.
Com isso, um chatbot iniciará uma conversa, disponibilizando a opção de compra da passagem via pix. Ela é entregue por QR Code, e pode ser usada para acessar os trens e metrôs da cidade de São Paulo. O App é extremamente popular no Brasil, e introduziu diversos serviços que antes eram oferecidos separadamente como cardápios de delivery ou produtos. E também é possível enviar e cobrar pagamentos pelo WhatsApp.
A Meta pode não considerar a versão brasileira como a primeira por não ser uma parceria estratégica, mas não dá pra negar que isso não é mais uma novidade para nós brasileiros, mas a Meta poderia ter nos mencionado.
2 comentários em “Passagens pagas com QR Code do WhatsApp”
Muito bom o conteúdo!!
Obrigada Lorena, fico muito feliz que tenha gostado!