Em 2022, nosso país foi o mais afetado por phishing no aplicativo de mensagens, com mais de 76 mil tentativas de fraudes. Além disso, ocupamos o 4º lugar no ranking mundial de ataques de phishing por e-mail.
Segundo o relatório da Kaspersky, o uso de aplicativos de mensagens para disseminar mensagens maliciosas aumentou, com WhatsApp (82,71%), Telegram (14,12%) e Viber (3,17%) liderando o ranking.
Os bandidos utilizam engenharia social para criar páginas web idênticas aos sites originais e coletar dados pessoais ou financeiros das vítimas. Os clientes de serviços de entrega de encomendas foram os mais afetados (27,38%), seguidos por lojas virtuais (15,56%), sistemas de pagamento (10,39%) e bancos (10,39%).
Para as empresas, a ameaça é ainda maior, pois o acesso às credenciais de funcionários pode levar a roubo de dados confidenciais ou instalação de ransomware. Fique alerta e proteja suas informações.
Faça a verificação em duas etapas para uma maior segurança e fique por dentro da mais nova atualização de segurança do mensageiro.