O WhatsApp vai diminuir os preços das mensagens de notificação com fins utilitários, como por exemplo, aviso de compras, envio de cartão de embarque ou rastreamento de entrega de encomendas. Hoje qualquer conversa iniciada por uma empresa no WhatsApp custa US $0,05, independentemente de ser apenas uma notificação ou uma tentativa de venda de algum produto. O valor acaba dificultando o uso do app para envio de mensagens utilitárias, pois é mais em conta mandar por SMS ou RCS. Para se tornar mais competitivo nessa função de comunicação, o aplicativo de mensagens vai determinar as mensagens enviadas pelas empresas em três tipos, com preços diferentes: utilitária; de autenticação, para envio de one time password (OTP); e de marketing. Cada conversa iniciada com mensagem utilitária passará a custar US $0,035. Mensagens de autenticação também terão baixa de preço, mas o valor ainda não foi divulgado. E conversas iniciadas com mensagens com objetivo de marketing, por sua vez, ficarão mais caras, ao preço de US $0,0625. A nova tabela vai valer a partir de 1º de junho. As conversas iniciadas pelos consumidores continuarão custando US $0,03. Esses preços se referem ao mercado brasileiro. Em cada país os valores são diferentes.
O diretor de vendas e parceiro da business messaging da Meta, Kyle Jenke em conversa com a Mobile Time diz “Queremos ser bem competitivos com mensagens utilitárias. Queremos ter todas as empresas usando mensagens utilitárias no Whatsapp. É bom para a notificação de entrega de pacotes e lembrete de pagamentos de contas, por exemplo”.
O executivo ressaltou, que o principal competidor do WhatsApp são canais tradicionais, não outros aplicativos de mensagens. “95% da comunicação entre empresas e usuários acontece fora de plataformas de mensageria. São contatos feitos por telefone e email. Não quero tirar mercado do SMS, mas migrar a comunicação de um canal que usuários não gostam, como o telefone, para outro que gostam, como o WhatsApp”, comparou.
No caso de conversas de marketing, iniciadas por empresas vão ficar mais caras, por outro será ampliado o prazo de gratuidade para conversas iniciadas a partir de click to WhatsApp, das atuais 24 horas para 72 horas. A novidade está prevista para iniciar a partir de 1º de março.
Outra mudança é que a gratuidade para as primeiras 1 mil conversas valerá somente para aquelas iniciadas pelo consumidor. Conversas iniciadas pela empresa não serão computadas mais nesta cota de gratuidade e precisarão ser pagas a partir de 1º de junho.
No Brasil
Jenke destacou o Brasil dentro da estratégia global de mensageria da Meta. “O Brasil é definitivamente um dos líderes quando olhamos globalmente. Quando chego no aeroporto, vejo os outdoors com o logo do WhatsApp. Hoje 60% das grandes empresas no Brasil usam WhatsApp para conversar com seus clientes. É um bom começo, mas queremos crescer”, completou.