Novo recurso do WhatsApp permite disparo de mensagens para até 5 mil pessoas com o lançamento do recurso ‘Comunidades’ no Brasil ontem (26).
Esse lançamento faz com que o aplicativo fique um pouco mais parecido com seu maior concorrente, o Telegram, que tem um limite ainda maior para grupos de 200 mil pessoas.
Comparando os aplicativos
- Esconder que você está online: o recurso chegou no WhatsApp em agosto do ano passado mas já existia no Telegram há mais tempo;
- Enviar mensagens com o celular desconectado: é possível rodar as versões web e desktop do Telegram e do WhatsApp mesmo que o smartphone desconectado com a internet;
- Grupos com milhares de pessoas: no WhatsApp, grupos podem ter até 256 participantes, mas o Comunidades permite unir até 50 grupos, abrigando até 5 mil pessoas no mesmo espaço. No Telegram, é possível criar grupos com até 200 mil pessoas e canais, em que administradores são os únicos que enviam mensagens e o número de participantes é ilimitado.
Tem no WhatsApp e não no Telegram
- Status também conhecido como stories;
- código-fonte fechado;
- Criptografia de ponta a ponta por padrão;
- recursos adicionais para contas comerciais incluindo pagamentos;
- Exigência de mostrar número de telefone.
Tem no Telegram e não no WhatsApp
- Chamadas de voz para até 200 mil pessoas;
- Agendamento de envio de mensagens;
- Usar até três contas no mesmo celular;
- Chats personalizados;
- Busca de pessoas que estão em locais próximos.
Isto está causando dor de cabeça nas entidades de defesa dos direitos civis na Internet, porque, no fim das contas, há possibilidade de criar um super grupo de desinformação para milhares de pessoas assim causando uma avalanche de fake news.