Saiba como descartar o seu chip corretamente

O lixo eletrônico é um problema sério no Brasil, somos o quinto país que mais produz esse tipo lixo, segundo a Aliança Mundial para o Controle Estatístico dos Resíduos Eletrônicos. Com os dados da PACE (Plataforma para Aceleração da Economia Circular) do World Resources Institute nos Estados Unidos, temos cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico sendo produzidos, contudo apenas 3% desse material é coletado de forma correta.

Nos garimpos do Brasil, trabalhadores se expõem a mais de mil substâncias tóxicas à saúde como o chumbo, mercúrio e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). Para as gestantes esse tipo de material pode trazer consequências para o desenvolvimento do feto. Esses impactos podem perdurar por uma vida, por isso devemos nos conscientizar para realizar o descarte de resíduos eletrônicos corretamente, pois esses dejetos quando descartados no lixo domiciliar se tornam irregulares. Existem em todo Brasil pontos de entregas voluntária em faculdades, shoppings e lojas de equipamentos eletrônicos. Em Natal-RN, esses pontos podem ser encontrados nas seguintes localidades:

  • Prefeitura do Natal R. Ulisses Caldas, 81 – Cidade Alta;
  • Midway Mall Av. Nevaldo Rocha, 3775 – Tirol;
  • Secretaria Municipal de Serviços Urbanos R. Princesa Isabel, 799 – Cidade Alta;
  • Partage Norte Shopping Av. Dr. João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;
  • Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte Av. Pref. Omar O’Grandy – Pitimbu.

Entregue o material a empresas que tenham licenciamento ambiental. O resíduo eletroeletrônico pode gerar poluição em grande escala, contaminação do meio ambiente e a saúde humana.

Existem 4 tipos de lixo eletrônico:

Mas lembre-se antes de jogar o seu lixo eletrônico fora, certifique-se que não há dados pessoais nos dejetos no caso de computadores, formate o HD. E no caso de celulares, desvincule sua conta, faça a restauração do sistema, apague todos os dados, e retire o chip.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima