Defesa Civil emite alertas via WhatsApp

A Defesa Civil iniciou um projeto de alerta de desastres naturais à população via WhatsApp, desde o dia 12 de novembro. A novidade é graças a parceria entre o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), o WhatsApp e a Robbu, empresa de soluções para comunicação de negócios. Os envios serão realizados pela defesas civis, estaduais e municipais do Brasil por meio da IDAP (plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos). Essa forma de alerta é uma grande novidade para o mundo todo e pode ter o alcance de 120 milhões de usuários do aplicativo de mensagens no Brasil.

Imagem: Mãos segurando um smartphone

“Poder utilizar o aplicativo de WhatsApp para enviar alertas de riscos de desastres sempre foi um grande sonho pelo alcance e rapidez que ele tem de fazer com que as mensagens cheguem ao cidadão. Toda essa estrutura, viabilizada em conjunto com a Robbu, possibilitará que os órgãos de defesa civil locais encaminhem alertas para que, por meio das ações de autoproteção, vidas sejam salvas”  ressaltou coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil , e continuou “É um serviço pioneiro no mundo, que terá início no período que antecede a chegada de chuvas no Sudeste, local mais afetado pelo evento no País. Poderemos alertar melhor a população. Com certeza, trará resultados muito positivos”.

Aprenda como receber os alertas

Para receber os alertas, é preciso se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611, em seguida enviar um “oi” para o chatbot. Após essa conversa, o usuário poderá informar sua localização atual ou a do seu interesse para receber as notícias encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais. Se sim, os termos de uso e política de privacidade serão disponibilizados no chatbot  junto com o pedido para o aceite dos termos do usuário.

Em seguida será solicitado a localização que deseja receber os alertas. Podem ser cadastradas várias localizações diferentes como lugar que você mora, frequenta e viaja. O usuário pode apenas digitar o nome do município e enviar ou se preferir compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar. As localizações podem ser editadas a qualquer momento.

Para aumentar a visibilidade da ferramenta, cerca de 10 milhões de usuários irão receber um convite por meio de mensagem para o cadastro. A população brasileira também pode receber alertas de desastres por outros meios, incluindo SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google, com tudo isso sempre procure fontes confiáveis para não cair em fakenews.

Compartilhe

2 comentários em “Defesa Civil emite alertas via WhatsApp”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima